O Churrasco se tornou a principal diversão dos brasileiros nos finais de semana e feriados, atingindo todas as classes sociais. Veja este importante estudo que estabelece as características dos níveis sociais em relação ao churrasco:
TRAJE FEMININO
Rico: Calça cigarreti da Zara, bolsa Louis Vuiton, blusinha básica branquinha da Siberian e óculos de sol importado. Sempre chega sozinha no seu carro, é claro.
Pobre: Sandália plataforma ou chinelo havaina ou ainda tamanco da Feira-Hippie, mini-saia curtíssima de crochê, blusinha das lojas Marisa com o barriga de fora, mostrando orgulhosa o Piercing no umbigo comprado a "dez real" no camelô. Em geral chegam em bando fazendo o maior estardalhaço.
TRAJE MASCULINO
Rico: Sandália de couro de alce costurada a mão, bermuda Hugo Boss, camiseta da Tommy Hilfiger, óculos de sol e é claro com um carrão importado último modelo...
Pobre: Chinelo Rider "chulezento", bermuda de uma calça jeans cortada com barriga exposta, camiseta jogada nas costas, óculos de camelô de "dez real" em cima do boné que ganhou de brinde na empresa ou na escola, ou ainda de bermuda de nylon, sem camisa e descalço.
COMIDA
Rico: Normalmente eles não comem. Quando comem, comem um pouco de cada coisa; arroz com amêndoas, farofa de frutas importadas, picanha argentina, muzzarella italiana. Sendo cada prato a seu tempo e com pausas entre um e outro.
Pobre: Bacias de loja de R1,99 até o cimo de salada de tomate com cebola e outra de maionese que é pura batata, panelão de arroz tropeiro e kilos e mais kilos de asa de frango e aquelas lingüiças que só fazem fumaça ou pegam fogo de vez; alguém sempre leva um ou dois kilos de coração de frango.
BEBIDA
Rico: Os homens bebem Chopp ou Cerveja Antarctica - Skol - Brahma na temperatura ideal! As mulheres bebem água ou refrigerante diet.
Pobre: Homens e mulheres bebem até cair, sem se importar com a marca da cerveja, mas as mais comuns são Cristal, Schin, Kaiser e Belco. É gelada no tanque de lavar roupa. Quem fica tonto mais rápido, bebe intercalando água do filtro e "refrigerecos". Sempre tem um caneco enorme ou uma garrafa cortada com a tradicional cachaça com limão.
PRATO
Rico: Normalmente beliscam uma picanha ou mignon servido em prato branco liso, de porcelana, acompanhado com um copo grande de cristal.
Pobre: Nos tradicionais pratinhos de plástico ou papelão repetem a comida toda hora que não há fila. A bebida é servida no copinho de plástico que não é descartável (compra-se sempre o número exato para os convidados e sempre tem uma tia que "recicla" os copos pra usar de novo). Na fila da carne quase sempre sai porrada por causa do coração de frango que não dá pra todo mundo.
MÚSICA
Rico: Ouve-se Jorge Vercilo, Marisa Monte etc... O pagode é até aceitável quando a banda do Jorge Aragão vem tocar ao vivo e este desfila entre os convidados com o seu cavaquinho.
Pobre: Aquele pagodão de cair suor. Zeca Pagodinho é o rei. Só CD pirata. O importante é tirar a galera do chão. Depois de umas 3 horas de churrasco todos já estão dançando independente da idade ou crença. Depois de uma certas horas sempre surgem os ritmistas pra fazer batuque na panela de arroz já vazia, outros pegam as bacias de saladas e tem sempre aquele que pega o latão de lixo e despeja o conteúdo no fundo do quintal. Tudo que fizer barulho é válido.
CHURRASQUEIRO
Rico Contratado, trabalha normalmente na melhor churrascaria da cidade ou de algum buffet e traz consigo a equipe que serve os convidados.
Pobre: Amigo de um conhecido que trabalha no açougue da esquina que fez um precinho camarada nas asinhas de frango ou a cada hora um fica um pouquinho na churrasqueira. Quando a opção é a primeira, normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão que usa pra enxugar o suor, pra limpar as mãos, espantar as moscas e pra qualquer outra coisa Que ele precisar. Adora ficar jogando cerveja na brasa pra matar os vizinho de inveja.
O LOCAL
Rico: Área coberta com piso de granito, existem mesinhas e cadeiras para todo mundo. Tem piscina, mas ninguém anima a se banhar.
Pobre: Local aberto, sol quente na cabeça ou chuva pra apagar o fogo. Então é improvisada a cobertura somente para a churrasqueira com uma lona plástica preta emprestada do vizinho que dessa forma é convidado a adentrar no churrasco. O piso é de cimento ou terra batida, cadeira pra quem chegar mais cedo e os demais vão se ajeitando fazendo banquinhos de tijolo ou Sentando no muro e provocando o cachorro do vizinho ou ainda o lixo vai parar no fundo do quintal. Alguns ficam "pra lá e pra cá", se esbarrando e pisando um no pé do outro devido ao pequeno espaço, mas não tem problema porque normalmente todo mundo tá descalço. Se tiver piscina, geralmente aquelas de plástico, todas as crianças estão nela; mas sempre aparece um gordo engraçadinho pra acabar com a piscina e com a festa da criançada.
O FINAL
Rico: Em menos de meia hora cada pessoa pega seu veículo e vai embora. Sempre em momentos diferentes para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos pela companhia.
Pobre: Depois que o dono da casa pra lá de bêbado arma um barraco, escurraça todo mundo e diz que tem que trabalhar no outro dia de manhã, o pessoal que mora longe pega carona na Kombi de um dos convidados. A coitada da Kombi chega a ficar torta. Um deles ainda tenta colocar o latão de lixo pra irem batucando. A Kombi vai se afastando e por alguns minutos ainda se ouve a batucada na sua lataria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário